JOSÉ ANTONINO DE LIMA 
Dicas para o dia-a-dia
Dicas para o dia-a-dia

 

 

 

Mel. O Xarope para tosse mais eficaz que existe é o mel.

 

Cerejas. As cerejas contém um super antioxidante que protege o corpo contra células cancerosas.

 

Água. Beber 500ml de água vai potencializar sozinho o seu metabolismo em 30%.

 

 

Arroz. Algumas gotas de  limão colocadas sobre o arroz, enquanto está sendo cozido, faz com que ele fique soltinho e mais saboroso.

 

Sal e açúcar. Uma pitada de sal é necessária em todas as massas doces assim como uma pitada de açúcar não deve faltar às massas salgadas, mesmo que a receita não recomende

 

Limões. Os limões renderão mais caldo se antes de serem espremidos, forem mergulhados, por alguns minutos, em água quente. Os melhores limões são os mais macios, de casca fina e lisa.

 

Batatas. As batatas inglesas devem ser fervidas sempre que possível com casca para evitar a perda dos sais minerais. Além disso, poupa tempo e não mancha as mãos.

 

Salsa. A salsa além de ser uma excelente fonte de vitamina A e C, realça o sabor de muitos alimentos.Serve também para decorar diversos pratos, pode ser picadinha ou em raminhos. 

 

Cebolas sem chorar. Para cortar cebola sem "chorar", faça-o somente depois que esteja gelada, ou ao contrário, jogue um pouco de água fervendo sobre elas e corte sem problemas.

 

Aves. Para limpar a gosma da carne de aves, lave-a com água corrente, esfregue, e mergulhe a carne num recipiente com água fria suficiente para cobrir tudo, misturada a 2 colheres de sopa de vinagre. Deixe algum tempo e depois lave novamente em água fria.

 

Frituras. Para a fritura NÃO ABSORVER ÓLEO demais, é só acrescentar um pouquinho de vinagre no óleo enquanto ainda estiver frio. Para ABSORVER o óleo das frituras utilize folhas de alface. À medida que elas forem encharcando, vá trocando. Isso dispensa o papel absorvente…

 

Frutas. Quando colocadas na geladeira devem ir para a gaveta própria, e se conservam frescas por mais tempo se junto a elas for colocada uma esponja úmida. 

 

Legumes. Para saber se um legume está COZIDO, basta enfiar a ponta de uma faca enquanto ele ainda está na panela. Se não ficar preso à faca, escorregar e cair, está cozido e no ponto.

 

Artrite. Uma colher de sopa de vinagre de maçã na parte da manhã pode ajudar com a dor da artrite.

 

Pano de prato. Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.

 

Roupas manchadas por roupas coloridas

Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão. Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.

 

Solução forte para limpeza dos azulejos e pisos

Faça uma mistura de:

½ xícara (chá) de vinagre branco, 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio ½ de amônia em um litro de água.

Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos.

Deixe agir por uns 10 minutos, depois lavar normalmente com água e sabão.

 

Gelo. Muitos já sabem dessa dica, mas aí vai ela... Experimente colocar água quente nas forminhas de gelo e levar para o congelador, isso vai acelerar a reação e logo você terá gelinhos prontos pro refresco.

 

Óleo para celulite

100ml de óleo de semente de uvas

3 gotas de óleo essencial de alecrim

3 gotas de óleo essencial de lavanda

Misture os óleos essenciais ao óleo de uva e faça massagens nas partes do corpo afetadas pela celulite.

Não se trata de uma massagem enérgica, mas suave, circular, dando leves pancadinhas com as mãos em conchas.

Faça massagens diariamente para que os resultados sejam mais rápidos.

Atenção: o óleo de sementes de uva e os óleos essenciais de alecrim ou lavanda se compram em farmácias naturais ou de manipulação.

 

Como limpar a tampa (mesa) de inox do fogão?

A limpeza normal deve ser feita com água, sabão neutro e uma esponja de náilon, macia, depois de cada uso.

Para remover gorduras e manchas mais resistentes, faça a limpeza utilizando detergente comum.

Atenção: Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza dos componentes de inox do seu fogão, de pias, cubas, enfim qualquer objeto de inox, porque além de arranhar, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas, que não saem nunca mais.

Você pode também usar na limpeza mais pesada um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã. Lavar normalmente e secar com um paninho macio.

Manchas de Água em Inox - utilize álcool ou vinagre branco.

Para Tirar Riscos – passar um pano macio, embebido em fluido de isqueiro, sobre os riscos, esfregando delicadamente. Repetir a operação se necessário e depois dar brilho com uma flanela.

Nunca usar materiais abrasivos como palhas de aço, saponáceos, etc.

Após a lavagem, passar pano com álcool para devolver brilho natural ao aço inox.

Se o inox estiver velho, opaco – lave com sabão em pó (esta dica serve para qualquer peca de inox).

Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã

E se você tiver panelas de Inox – uma pouco de farinha de trigo numa flanela e passe delicadamente na panela, é ótimo polidor para panelas de inox.

 

Pia de aço. Para limpar a pia de aço inoxidável e panelas de inox, esfregue sabonete branco e enxague com água quente.

 

Utensílios de aço. Para remover impressões digitais de utensílios de aço inox, coloque uma pequena quantidade de óleo de bebê em um guardanapo e limpe as áreas afetadas. 

 

Aranhas e ratos. Aranhas, bem como os ratos, odeiam óleo de menta. Colocar um pouco de água em uma garrafa de esguicho, então pulverize em lugares estratégicos.

 

Repelente de traças

Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira. Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.

Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.

O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente.

Como fazer o sachê?

Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

 

Traças e aranhas. Para espantar traças e aranhas de armários e paredes do que Cânfora. Nos armários, espalhe pedrinhas de cânfora; nas paredes, use um borrifador contendo um pouco de cânfora diluída em álcool. Quando fizer a mistura, aguarde 1 dia para começar a utilizar, para que o álcool fique bem impregnado. Se você não gosta do cheiro da cânfora, então espalhe sachês contendo cravos-da-índia, em todas as partes do armário. Troque a cada 5 ou 6 meses. Algumas vezes o efeito perdura por até 1 ano. Se você colocar as duas coisas, aí é tiro e queda: fim das traças nos armários por anos.

As traças gostam de instalar-se em locais escuros e úmidos. Se tiver paciência coloque pedacinhos de cânfora dentro das caixas dos interruptores de luz, entre as almofadas de poltronas e sofás, e jogue também dentro do teto rebaixado em gesso (jogue pelo buraco da luminária). Quebre as pedrinhas de cânfora em pedaços pequenos e prenda com durex atrás dos quadros, dentro dos armários, atrás dos móveis… As traças se mudam para o vizinho!

 

Pulgas e carrapatos. Você tem animais em casa? Então acostume-se a borrifar os animais e o chão de toda a casa com chá de Alecrim. Para não ficar preparando o chá todos os dias, você pode preparar uma quantidade maior e guardar o borrifador na geladeira. Se você já tem esses insetos na casa e nos animais, eles vão desaparecer. Primeiro você encontra alguns carrapatos passeando pela casa, perdidos, tontos, porque sairam às pressas dos animais, sem saber para onde ir porque o cheiro está em todo lugar! Cate, coloque-os em um pouco de álcool para que morram e só depois jogue fora. As pessoas costumam jogá-los ainda vivos no vaso sanitário, mas aí eles não morrem, só mudam de lugar e se você morar em uma casa e não em apartamento, eles saem do esgoto e voltam para a casa. Então mate! Sem dó! Mergulhe em álcool – morrem na hora. Depois jogue fora na lata de lixo mesmo. Pense na possibilidade de cultivar alecrim e vasinhos e espalhar pela casa – é uma barreira e tanto!

Para 500 ml de água, use 2 ramos de alecrim. Ferva a água. Quando estiver fervendo desligue e mergulhe os ramos. Tampe a panela e deixe lá até esfriar. Depois de pronto você pode deixar guardado na geladeira por até uns 3 a 4 dias e ir borrifando nos animais e na casa.

 

Mosquitos. Compre essência de eucalipto para queimar – nas casas especializadas em produtos agrícolas ou de animais ou de essências, o importante é ser aquela para queimar - e diariamente queime um pouquinho à tardinha. Acabou a chateação de mosquito zunindo no ouvido! O cheiro do eucalipto manda todos os mosquitos para o outro lado da rua… Eucalipto, para mosquitos, é como criptonita para o super-homem!!!

 

Detergente multiuso

água,

vinagre,

amônia liquida (amoníaco)

bicarbonato de sódio

bórax ou ácido bórico (a venda em farmácias)

Em 1 litro de água morna (cerca de 45ºC), coloque 1 colher (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de amoníaco, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de bórax ou ácido bórico.

Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição mãos multiusos convencionais.

Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Esta receita é para 1 litro de água, aumente proporcionalmente.

 

Forros (tetos) de gesso

Em forros de gesso não se deve permitir impactos, pois podem quebrar.
Não fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto, pois os forros não foram dimensionados para suportar peso.

Os forros de gesso nunca podem ser molhados, pois o contato com a água faz com que o gesso se decomponha.

O bolor (manchas) no teto dos banheiros e da cozinha é causado pela umidade do banho ou preparo das refeições. Para evitá-lo, mantenha as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Para remover tais manchas no caso de seu aparecimento, utilizar água sanitária. Recomenda-se que os forros dos banheiros sejam repintados anualmente com tintas acrílicas.

 

Cãibras

Coloque um bom punhado de folhas de arruda bem lavadas e secas, num litro de álcool comum (não se esqueça que agora, se compra álcool em farmácias comuns).

Despeje este álcool com a arruda, de preferência numa garrafa escura, pode ser uma garrafa de cerveja bem lavada, tampe com uma rolha e deixe em lugar arejado, mas que não bata sol, por uma semana.

Decorrido este tempo, a nossa solução para cãibras esta pronta, coe passando por um paninho fino e volte a garrafa.

Passe sobre o local, assim que sentir cãibras, fazendo massagens.

Pode guardar em lugar arejado e use até acabar.

 

Lábios ressecados e peles soltas

Acabe com o ressecamento dos lábios e elimine as peles soltas passando neles uma escova de dentes macia molhada em um creme hidratante.

Massageie delicadamente os lábios e a seguir enxágue com água fria e aplique um batom hidratante ou manteiga de cacau.

Já na primeira aplicação você sentira a diferença, ínsita nisso ate sumir por completo.

Mas e sempre bom fazer uma consulta medica, para ver se não há alguma disfunção orgânica que esteja provocando estes sintomas.

E não se esqueça de beber bastante água.

 

Odor de suor em roupas de tecidos sintéticos

As fibras sintéticas, retém o cheiro de suor, mesmo depois de lavadas. Para acabar com este cheiro, mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Lave a roupa como de costume e faca isso no último enxágue.

E para os tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.

Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor e firme.

 

Odores. Para tirar odores desagradáveis​​ no ambiente, coloque alguns grãos de café em uma panela e queime-os. O cheiro de café vai dominar os outros odores desagradáveis. 

 

Cheiro forte. Fritou peixe e a casa está com cheiro forte? Sem problemas, da próxima vez que for fritar, ferva água com casca de laranja e cravo.

 

Alho nas mãos. Para se livrar do cheiro de alho das mãos, esfregue contra aço inoxidável – sua pia é ideal. Em seguida, lave as mãos com sabão ou detergente.

 

Gavetas emperradas

Se você tem em casa aquelas gavetas que não correm para a frente quando você puxa, ou correm tortas, exigindo um esforço digno de um atleta, aqui esta uma solução simples e eficiente:

Aplique com um pano uma boa camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina (que você pode comprar em casas de artesanatos), nos trilhos deslizantes que ficam nas laterais da gaveta, retire o excesso e pronto, recoloque a gaveta no lugar.

E por falar em gavetas, você tem umidade em suas gavetas? Acabe com a umidade, que costuma estragar rapidamente as roupas e facilita o mofo, colocando pedaços de cânforas dentro delas (cânfora se compra em farmácias).

 

Janelas de vidro. Para limpar janelas de vidro, adicione uma colher de sopa de amido de milho em um litro de água morna. Molhe o vidro,  remova a água em excesso e limpe o vidro como se estivesse usando limpador de vidro regular. Seque com um pano macio, papel toalha ou jornal. 

 

 

Celular velho. Se você tem um celular velho, mantenha carregado e desligado em seu porta-luvas. todos os telefones podem ligar para o 190, independentemente de estarem ativados ou não.

 

Pomada caseira para varizes e hemorróidas

2 colheres (sopa) de lanolina sólida (a venda em farmácias)

2 colheres (sopa) de vaselina sólida (a venda em farmácias)

1 colher (sopa) de tintura mãe de bardana (a venda em farmácias naturais ou de manipulação)

1 colher (sopa) de tintura mãe de mil folhas)a venda em farmácias naturais ou de manipulação)

Misturar a lanolina aos poucos com as 2 tinturas. Mexer bem e acrescentar a vaselina. Mexa, ate que o conteúdo fique homogêneo. Aplique no mínimo 3 vezes ao dia, sobre as varizes ou hemorróidas e logo vai ter um alivio.

 

Manchas de ferrugem na roupa

As manchas de ferrugem em camisas e roupas, principalmente as brancas, costumam criar um aspecto desagradável. Mas você pode facilmente removê-las com ingredientes simples. Coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa, sob a mancha, em contato com o tecido. De preferência, a roupa deve ser colocada ao sol e sobre a mancha deve ser aplicado suco de limão e sal até deixar bem úmido o local. O pano servirá para absorver esse líquido. Se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer.

 

Manchas de Coca-Cola

Manchas provocadas por Coca-Cola são das mais difíceis de serem removidas. É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido. Primeiro, esfregue um pouco de manteiga sobre o local. Depois lave a peça com bastante água quente e sabão em pó.

 

Roupas mais brancas

Se suas roupas brancas, principalmente as camisetas, estão amareladas, especialmente as roupas de algodão, basta fervê-las numa solução de água misturada com 1 colher de amoníaco ou suco de limão. Elas ficarão muito mais alvas, branquinhas como novas, mais bonitas e brilhantes.

 

Mofo. Livros com capa em couro que ficam manchados pelo mofo (serve também para sapatos, cintos, casacos, bolsas, etc, desde que em couro): sol apenas não adianta, não tira a mancha do mofo. Compre um hidratante (cera hidratante e de limpeza) de couro (é vendido em pasta, tem a mesma consistência da vaselina sólida) e passe com uma esponja seca em todo o couro. Logo em seguida passe um pano branco para retirar o excesso. Essa cera é um hidratante para o couro e pode ser utilizada mesmo que não haja mofo, ajuda a proteger o couro deixando-o com aparência de novo, além de evitar rachaduras e esfarelamento. A cera é vendida em potinhos e pode ser encontrada em casas que vendem couro.

 

Mofo. O óleo de cravo mata esporos de mofo. Misture três gotas em um litro de água e depois use para limpar as áreas suscetíveis ao mofo. 

 

Mofo nos armários. Para acabar com o mofo nos armários, ou pelo menos reduzi-lo consideravelmente, coloque CAL (comprado em lojas de material de construção) em copinhos de geléia (limpos) e espalhe em todos os cantos dos armários. Mas, claro, o tempo de troca vai depender de existir muita ou pouca umidade no ambiente. Avalie qual deverá ser a sua rotina de renovação do cal.  

 

Como limpar cintos de couro mofados? Como protegê-los do mofo futuro? Antes de tudo, o ideal é limpar bem o cinto mofado com um pano úmido e deixar secar muito bem. Aliás, essa dica vale para qualquer produto em couro. Mas, atenção: essa secada no sol não pode ser feita de jeito nenhum em cintos de couro cru, sem tingimento, porque mancham. Após secar bem seu cintinho, você pode passar graxa incolor de calcados para hidratar o couro. Mais uma coisa: jamais use produtos inflamáveis, tais como álcool ou detergente, pois podem danificar seriamente sua peça. Para finalizar, caso o couro seja brilhoso, passe uma flanela bem seca para lustrá-lo. E para mantê-los sempre bonitos, repita esse procedimento uma vez a cada mês.

 

Sapatos e bolsas. Deixe sapatos e bolsas de couro macios e brilhando, pingando algumas gotinhas de óleo de amêndoas. Passe com uma flanela para lustrar.

 

Vasos sanitários. Para restaurar o brilho dos vasos sanitários, jogue Coca-Cola ou Pepsi dentro do vaso. Para dissolver o calcário, deixe o refrigerante durante a noite de molho. 

 

Balde na pia. Não tem coisa mais chata do que você tentar encher uma bacia ou balde e não conseguir colocar dentro do tanque ou pia... começa a vazar água pra tudo quanto é canto e não dá nem pra terminar de encher! Chega dessa tortura doméstica, hora de inovar com a pá de lixo e dar um jeito nesse problema.

 

Cortinas. Use um aspirador de pó com uma escova acoplada para limpar os vincos de cortinas romanas. 

 

Colchão. Aspirar um colchão, removerá as células mortas da pele, que atraem os ácaros. 

 

Tesouras e facas. Os problemas com os utensílios sem corte acabaram! Com essa dica, dá pra amolar a tesoura e a faca em casa sem o menor problema, só tome cuidado pra não cortar os dedos depois, porque o truque é potente! 

 

Anéis. Essa aqui é ótima para as meninas de plantão! Sabe aquele seu anel preferido que não é lá da melhor qualidade e acaba deixando seu dedo escuro ou verde? Cubra a parte de dentro com esmalte e o problema será resolvido. Só tome cuidado, se o anel está soltando essa cor, provavelmente são produtos tóxicos e não vão fazer bem pra sua pele.

 

Tratamentos de espinhas

A amora silvestre de sabor ácido doce contém várias vitaminas, mas destaca-se por uma boa quantidade de potássio. Tem ação diurética e digestiva, além de servir como adstringente quando usada na pele.

Ingredientes:
1/2 xícara de amoras maduras e uma porção de leite que cubra as frutas.

Cozinhe as amoras no leite por 10 minutos, deixe esfriar. Cubra o rosto com uma gaze e sobreponha a papa de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos.

 

Reaproveitamento de sabão

250 g de restos de sabão

½ litro de água fervente

1 colher (sopa) de glicerina liquida

Derreter os restos de sabão na água fervente. Junte a glicerina e misture bem. Deixe esfriar e guarde num recipiente fechado. Use como qualquer sabão habitual. A consistência é cremosa.

Aumente proporcionalmente os ingredientes da receitinha, se quiser fazer uma quantidade maior.

 

Manchas. Tire manchas no inox esfregando meio limão.

 

Roupas manchadas de mofo

Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.

Pode também, substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois lavar com água e sabão e pendurar num cabide, ao sol.

Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair; mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.

Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágue e exponha ao sol para quarar um pouco. Enxágue novamente e deixe secar.

Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.

Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.

 

Roupas e móveis. Para remover pêlo de cão e gato de roupas e móveis, esfregue-os com luvas de borracha úmida. 

 

Frieiras

Frieira ou pé-de-atleta são os nomes populares de uma infecção da pele causada por fungos e que atinge principalmente os pés.

O surgimento da frieira é causado por atrito, umidade nos pés, excessivo suor e falta de asseio. Geralmente, a contaminação ocorre em lugares públicos que tenham pisos úmidos, como por exemplo, piscinas, vestiários, saunas e pelo uso comum de toalhas e roupas de pessoas já infectadas.

Os sintomas dessa infecção são: irritação no espaço entre os dedos, que se torna avermelhado e dolorido, rachaduras na pele e, eventualmente pequenas bolhas que provocam muita coceira. Não coce as rachaduras ou as bolhas causadas pela frieira, pois você estará piorando ainda mais a irritação.

Se houver formação de pus, febre local ou inchaço nos pés, procure orientação médica.

Em casa você poderá cuidar desta forma:

Aquecer em banho-maria, em um recipiente de vidro, 1 xícaras (chá) de óleo de rícino. Quando o óleo estiver bem quente adicionar 15 gotas de essência de alfazema (1à venda em farmácias naturais ou casas de produtos naturais) e 1 pedra de cânfora amassada (à venda em farmácias) mexendo com uma colher de pau até a cânfora dissolver.

Quando tudo estiver dissolvido e misturado, retirar o recipiente de vidro do fogo (do banho-maria). Espere esfriar e friccione as frieiras com esta preparação 2 ou 3 vezes ao dia

Pode guardar para outras vezes, num vidro bem tampado e esterilizado.

 

Ferro de passar. Para limpar o fundo do ferro de passar, polvilhe sal na tábua e passe o ferro (frio) por cima.

 

Limpando ferro elétrico

Apesar do ferro a vapor ter invadido o mercado, muitos ainda usam o ferro elétrico e se valem daquele velho sistema para limpa-lo, vela e isso funciona na hora, mas mal você acabou de passar suas roupas, já tem uma crosta de sujeira grudada na base do seu ferro.

Jamais use produtos abrasivos, como palha de aço, Bom-Bril, sapólio.

Proceda desta forma:

Com o ferro desligado da tomada e frio, limpe a base da superfície do ferro com um pano umedecido em água e detergente neutro.

Seque-o bem com um pano macio e então passe um pouco de cera incolor para automóveis, enxugando logo a seguir com pano seco. Fica como novo!

 

Cuidados com as roupas íntimas. As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas, para que isto não aconteça, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.Lave-as na mão, nunca em lavadoras, com sabão neutro e sempre com água fria, não custa nada e elas durarão muito mais. O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso seque-as penduradas à sombra, as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras. Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água, se tiver pressa enrole-as numa tolha e aperte para apressar a secagem. Não passe à ferro, os tecidos das lingeries são de boa qualidade que dispensam o ferro.

 

Adesivo. O adesivo do vidro não sai? Óleo de eucalipto remove o resíduo deixado pelo adesivo nas superfícies. 

 

Banheiro. Para deixar o banheiro perfumado, pingue algumas gotinhas da sua essência preferida dentro do rolo do papel higiênico.

 

Banheiro.  Para evitar que os espelhos do banheiro embacem, esfregue regularmente sabão em barra (seco) sobre a superfície e esfregue com um pano limpo. 

 

Pisos e móveis.  Deixe o piso, móveis e superfícies brilhando (e sua casa perfumada) misturando um pouco de amaciante de roupa em um balde de água. Finalize com álcool para secar mais rápido.

 

Roupas. Para as roupas não caírem dos cabides, cole um adesivo de feltro em cada ponta do cabide.

 

Roupas. Para remover o óleo da roupa de seda, esfregue suavemente farinha de milho na mancha e escove. Cubra a marca de óleo completamente com mais um pouco de farinha de milho e deixe descansar por algumas horas. Tire a farinha e, em seguida, lave à mão, ou no ciclo delicado da máquina. Use sabão adequado para peças delicadas. 

 

Velas.Para as velas durarem mais tempo, cubra-as com um saco plástico e coloque no freezer por 24 horas antes de acendê-las.

 

Janelas do carro. Para manter as janelas do seu carro livre de geada (quando deixados de fora durante a noite no inverno), misture três partes de vinagre para uma parte de água, coloque-o em um borrifador e borrife nas janelas, conforme necessário. 

 

Botões. Para evitar que os botões da roupas caiam, é só passar esmalte incolor por cima de cada botão.

 

Sabonetes. Para reutilizar as sobras de sabonete, coloque-as numa garrafa e acrescente um pouco de água quente e glicerina.  Pronto, agora você terá sabonete líquido.

 

Aquário. Se você tem um aquário, quando lavá-lo, reutilize a água para regar as plantas da casa. A água é cheia de nutrientes e é um ótimo fertilizante. 

 

Formigas. Para evitar que as formigas entrem em sua casa, desenhe uma linha de giz no chão onde quer que elas não entrem.

 

Traças. Para impedir traças, coloque cravos em armários e gavetas. 

 

Manchas de sangue. Para tirar sangue de tecidos, use água oxigenada. Aplique-o diretamente sobre a mancha e depois lave na máquina de lavar. 

 

Manchas de óleo. Para remover manchas de óleo corporal de golas e punhos de camisas coloridas e blusas, esfregue shampoo cabelo diretamente sobre as manchas. Enxague o shampoo, em seguida, lave as roupas como de costume. 

 

Vaso de flores. Para reviver um vaso de flores murchas, adicione uma colher de chá de detergente suave.

 

Zíper. O zíper emperrou? Esfregue no zíper a grafite de um lápis.

 

Churrasqueira. Para evitar cinzas voando quando limpar a churrasqueira, use um borrifador cheio de água para cobrir as cinzas.

 

Facas e tesouras. Para afiar facas e tesouras, corte uma folha de papel alumínio dobrado ou lixa grossa. 

 

 

Fontes:

www.obaoba.com.br

www.organizesemfrescuras.com.br

www.medidasuteis.blogspot.com.br